CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


sábado, 19 de setembro de 2009

ORGULHO DA RAÇA - Taís Araújo faz cair a "rubrica" que perseguia Artístas Negras/os

Pronta para brilhar
Aulas de etiqueta e de idiomas na infância,
tratamentos estéticos para perder peso
e muita, muita disciplina. Como a atriz
Taís Araújo, estrela da novela das 8,
se preparou para o momento mais
importante de sua carreira


Alessandra Medina
Taís, no auge da forma: "Fiquei desesperada quando li que,
na primeira cena, minha personagem estaria de biquíni,
correria e se sentaria em um banana boat"

Desde sempre para que um ator negro ou uma atriz negra realizassem um trabalho, após o nome da personagem a ser interpretada vinha a palavra negra/negro, entre parênteses, as chamadas "rubricas".
Esta palavra sempre foi o limitador para papéis importantes na diversas expressões artísticas.
Desta vez, na novela de Manuel Carlos - "VIVER A VIDA" - protagonizada pela atriz Taís Aragujo, qualquer atriz, de qualquer raça poderia interpretar o papel, bastava ser jovem e bonita.
Vamos ficar de olho para que esta atitude passe a ser uma constante nos roteiros futuros, sem que com isso os negros e as negras sejam banidos/as das atividades que envolvam as artes cênicas

Clique no link e leia a mátéria completa na revista Veja Rio

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

JOÃO CÂNDIDO, o Almirante Negro

Aproxima-se uma data muito importante para a História de nosso País, que resgata um momento que se tornou o divisor de águas, não só para os Afro-descendentes, mas também, para todo cidadão Brasileiro:
A REVOLTA DA CHIBATA.
Depois da experiência vitoriosa obtida com o projeto da estátua do “Almirante Negro” João Cândido as Entidades envolvidas no referido projeto, resolveu constituir um Comitê que terá a finalidade de organizar as comemorações dos 100 anos desse memorável feito.
Hoje, dia 14/09 (segunda-feira) às 18:00 h, no SINDICATO DOS METROVIÁRIOS-AVENIDA RIO BRANCO, 277 – 4º ANDAR – CENTRO - RJ, foi instalado o COMITÊ ORGANIZADOR 100 ANOS DA REVOLTA DA CHIBATA EM 2010 e que também contou com a entrega de réplicas da estatua de João Cândido, finamente elaborada pelo Artista Plástico Valter Brito, a várias personalidades, entre elas : UMNA, MODAC, CUT, Conexão Zumbi-João Cândido, Magaly Cabral(Diretora do Museu da República), Ricardo Vieralves (Reitor da UERJ), Vereador Reimont, Deputado Estadual Gilberto Palmares, Elias( Sind.Metroviários), Associação Cultural Embaixada das Caricatas e outros, inclusive o nosso IPCN.
Festa com muitas falas importantes, ligando João Candido ao Movimento Negro, como um dos seus baluartes.
Para visualizar algumas fotos deste evento clique no link abaixo:
http://www.flickr.com/photos/adagoberto/sets/72157622373581792/