CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


sexta-feira, 30 de abril de 2010

Debate da CIR-OAB/RJ

Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ
"O RACISMO na SOCIEDADE BRASILEIRA e as POLÍTICAS de AÇÕES AFIRMATIVAS como POLÍTICAS de INTEGRAÇÃO RACIAL"
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA AMPLIÁ-LA

Dia 11 de maio próximo, das 10 às 14 horas,
OAB/RJ, Av. Marechal Câmara, 150 - 4º andar

terça-feira, 27 de abril de 2010

PM: Corporação sem preconceito

Estudo revela que Polícia Militar é a instituição que mais contrata e promove negros no Rio
Clique nas imagens acima para ampliá-las

FonteJORNAL DO BRASIL - Cidade - 25/04/2010 1/1 - Pág.: A19
Recebido de NEROGUN via e-mail

domingo, 25 de abril de 2010

Relatório de Acompanhamento as vitimas da chuva em Niterói


Prezad@s Conselheir@s e companheiros do CEDINE,
Reenviamos o relatório retificado abaixo para a sua ciência, o que aproveitamos para agradecer a interlocução do Conselheiro João Batista e, convidá-los para darmos sequência a esses acompanhamentos na terça-feira, dia 20 de abril, às 10h no morros dos Prazeres e Mangueira, nos locais de desabamento.

Informamos, ainda, que estaremos colocando uma tenda itinerante em cada uma dessas comunidades atingidas para o acompanhamento dos cadastros e remoções. Contamos com você para as devidas escalas, em meio-turno diariamente, para essa atividade.

Obrigado.
Avante CEDINE!!!

Relatório da Visita do CEDINE, aos Morros do Bumba e Sem Terra, em Niterói
Relatório da visita realizada, dia 13 de Abril de 2010, por conselheiros do CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro; participaram, o Presidente Paulo Roberto dos Santos-Paulão, as Conselheiras: Efetiva, Maria Alice Bonifácio, e de Honra, Fátima Malaquias, Ekede Maria Moura, Berenice Aguiar, além da Assistente Administrativa Edivaldina Santana, à Niterói, nas comunidades dos Morro do Bumba, e dos Sem Terra, locais dos desabamentos da última enxurrada, onde os moradores desabrigados ratificaram a existência de um lixão.

Esta visita ocorreu por tratar-se de comunidades majoritariamente de afros descendentes e, independente disso, sentimo-nos no dever de levar, em nome de todos nossa solidariedade, bem como presenciarmos as suas remoções, com vistas a garantir minimamente um tratamento digno.

Na Comunidade dos Sem Terra, conversamos com algumas moradoras e ouvimos em depoimentos, de que aquela região é cercada por lixões. Uma moradora, Senhora Denise Maria Gomes, residente à rua São José, com a Travessa da Paz, ficou com a sua casa e as da vizinhança totalmente comprometidas. Perguntamos da existência de Associação de Moradores, ela nos levou até a residência da Presidente, Senhora Norma Sueli, que não se encontrava; A Senhora Valéria Machado, outra moradora, informou que a Comunidade tem uma população de aproximadamente 3.000 pessoas e 18 anos de existência, em cuja redondeza havia uma horta.

A defesa Civil já Interditou algumas casas.
Ao sairmos do local, prestamos assistência a uma família, cuja genitora, a Sra. Marlene, perdeu todos os seus pertences e estava recebendo doação de uma cesta básica, mas sem saúde para transportá-la, fato que nos levou a prestar este auxilio, transportando seus alimentos até o seu destino.

O Secretário de Estado da Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e equipes do Prefeito Jorge Roberto Silveira, também estavam presentes, acompanhando e orientando as famílias no desenrolar da situação.

Por fim, registramos também a necessidade de assistência às residências próximas, antes do local dos desabamentos, pois correm igual risco, e precisamos evitar uma nova tragédia.

Neste sentido, oficiaremos à Defesa Civil, colocando-nos a disposição, para acompanhamento e colaboração em uma nova etapa, inclusive em outras comunidades com esse perfil.

Atenciosamente,
Paulo Roberto dos Santos
Presidente do CEDINE

Fátima Malaquias
CEDINE

ALCIR DIAS - Expo em Santa Teresa

Não podemos deixar de visitar nosso querido companheiro ALCIR DIAS em mais uma de suas lindas Exposições em Santa Teresa, prestigiando seu magnífico trabalho de Artísta Plástico de alto valor cultural.
“ADINKRAS E AFRICANIDADES”
Galeria do CINE SANTA TERESA
Rua Paschoal Carlos Magno,136
Lgo. dos Guimarães/Santa Teresa
De 30/04 a 28/05

Clique na imagem acima para ampliá-la