CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


domingo, 25 de abril de 2010

Relatório de Acompanhamento as vitimas da chuva em Niterói


Prezad@s Conselheir@s e companheiros do CEDINE,
Reenviamos o relatório retificado abaixo para a sua ciência, o que aproveitamos para agradecer a interlocução do Conselheiro João Batista e, convidá-los para darmos sequência a esses acompanhamentos na terça-feira, dia 20 de abril, às 10h no morros dos Prazeres e Mangueira, nos locais de desabamento.

Informamos, ainda, que estaremos colocando uma tenda itinerante em cada uma dessas comunidades atingidas para o acompanhamento dos cadastros e remoções. Contamos com você para as devidas escalas, em meio-turno diariamente, para essa atividade.

Obrigado.
Avante CEDINE!!!

Relatório da Visita do CEDINE, aos Morros do Bumba e Sem Terra, em Niterói
Relatório da visita realizada, dia 13 de Abril de 2010, por conselheiros do CEDINE - Conselho Estadual dos Direitos do Negro; participaram, o Presidente Paulo Roberto dos Santos-Paulão, as Conselheiras: Efetiva, Maria Alice Bonifácio, e de Honra, Fátima Malaquias, Ekede Maria Moura, Berenice Aguiar, além da Assistente Administrativa Edivaldina Santana, à Niterói, nas comunidades dos Morro do Bumba, e dos Sem Terra, locais dos desabamentos da última enxurrada, onde os moradores desabrigados ratificaram a existência de um lixão.

Esta visita ocorreu por tratar-se de comunidades majoritariamente de afros descendentes e, independente disso, sentimo-nos no dever de levar, em nome de todos nossa solidariedade, bem como presenciarmos as suas remoções, com vistas a garantir minimamente um tratamento digno.

Na Comunidade dos Sem Terra, conversamos com algumas moradoras e ouvimos em depoimentos, de que aquela região é cercada por lixões. Uma moradora, Senhora Denise Maria Gomes, residente à rua São José, com a Travessa da Paz, ficou com a sua casa e as da vizinhança totalmente comprometidas. Perguntamos da existência de Associação de Moradores, ela nos levou até a residência da Presidente, Senhora Norma Sueli, que não se encontrava; A Senhora Valéria Machado, outra moradora, informou que a Comunidade tem uma população de aproximadamente 3.000 pessoas e 18 anos de existência, em cuja redondeza havia uma horta.

A defesa Civil já Interditou algumas casas.
Ao sairmos do local, prestamos assistência a uma família, cuja genitora, a Sra. Marlene, perdeu todos os seus pertences e estava recebendo doação de uma cesta básica, mas sem saúde para transportá-la, fato que nos levou a prestar este auxilio, transportando seus alimentos até o seu destino.

O Secretário de Estado da Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, e equipes do Prefeito Jorge Roberto Silveira, também estavam presentes, acompanhando e orientando as famílias no desenrolar da situação.

Por fim, registramos também a necessidade de assistência às residências próximas, antes do local dos desabamentos, pois correm igual risco, e precisamos evitar uma nova tragédia.

Neste sentido, oficiaremos à Defesa Civil, colocando-nos a disposição, para acompanhamento e colaboração em uma nova etapa, inclusive em outras comunidades com esse perfil.

Atenciosamente,
Paulo Roberto dos Santos
Presidente do CEDINE

Fátima Malaquias
CEDINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário