CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


sábado, 28 de novembro de 2009

Encerramento "Agenda Única Rio Zumbi 2009"




IV FÓRUM RACISMO É CRIME - Aplicabilidade da Lei Penal

Projeto QUILOMBO BRASIL 2009
apresenta
IV FÓRUM RACISMO É CRIME!
Aplicabilidade da Lei Penal


PROGRAMAÇÃO
30 de Novembro
segunda-feira

18h30min – Mesa 1
ABERTURA


Mesa 2
Tema: Aspectos Jurídicos, Políticos, Culturais e Sociais dos Crimes de Racismo e a Sociedade Brasileira.

Palestrantes:
Dr. JÚLIO CÉSAR TAVARES - Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense;
Dr. JORGE DA SILVA – Graduado em Direito, Mestre em Ciência Política e em Língua Inglesa, Doutor em Ciências Sociais (UERJ), Pós-doutorado em Antropologia e Coordenador de estudos e pesquisas em Ordem Pública, Polícia e Direitos Humanos- UERJ
Mediadora: Sra. RUTH PINHEIRO – Presidente do Centro de Apoio ao Desenvolvimento – CAD, Conselheira e Secretária Geral do Colymar - Centro de Empresários Afro-brasileiros. consultora do SESI/RJ para alfabetização de adultos em comunidades remanescentes de quilombos do Estado do Rio de Janeiro.

Mesa 3
Tema: Atuação do Ministério Público, da Polícia Judiciária e da OAB, quanto à Aplicabilidade Penal da Lei dos Crimes de Racismo.

Palestrantes:
Dr. CARLOS LUÍS ANTÔNIO DE OLIVEIRA - Subchefe Operacional da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro;
Dr. MARCOS KAC- Promotor de Justiça, Coordenador de Direitos Humanos e Justiça Terapêutica da PGJERJ, Mestre em direito Penal, Processual Penal e Criminologia, Professor de pós-graduação da UCAM; Universidade Estácio Sá; UNIG; ESA/OAB.
Dr. MÁRIO LEOPOLDO – Ex-presidente da Comissão OAB Vai à Escola , Conselheiro da OAB, Consultor jurídico do Conselho Municipal de Defesa do Negro - COMDEDINE.
Mediadora: Dra. AGLAETE NUNES MARTINS - Advogada, Consultora Jurídica do Conselho Municipal de Defesa do Negro – COMDEDINE.

01 de Dezembro
terça-feira

18h30min – Mesa 4
Tema: Aspectos culturais, sociais e jurídicos dos crimes de racismo por intolerância religiosa, racial, homofobia, e a Aplicabilidade Penal da Lei dos Crimes de Racismo.

Palestrantes:
Dr. HENRIQUE PESSOA - Delegado de Policia Civil, Bacharel em Direito, Pós graduado em Didática do Ensino Superior, Professor da Academia de Polícia Civil Sílvio Terra , Professor de Direito Penal e Processual Penal da Universidade Candido Mendes , Representante da Polícia Civil junto à Comissão de Combate a Intolerância Religiosa,
BABALAÔ IVANIR DOS SANTOS – Pedagogo, Secretário Executivo do CEAP e Membro da Comissão de Combate a Intolerância Religiosa;
Dr. CLÁUDIO NASCIMENTO SILVA - Superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
Mediadora: Dra. ANA FELIPPE - Pós-graduada em Filosofia, coordenadora do Memorial Lélia Gonzalez, fundadora do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras – IPCN e Presidente da Associação de Estudos e Atividades Filosóficos – SEAF

Mesa 5
Tema: - Crimes de Racismo: A questão histórica, jurídica e social, quanto as Ações Afirmativas e as Ações de Reparações.

Palestrantes:
Dr. CARLOS ALBERTO MEDEIROS - Coordenador da Coordenadoria de Política de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro – CEPPIR/RJ
Dr. PAULO RANGEL - Mestre em Ciências Penais, Doutor em Direito e Promotor de justiça do Estado do Rio de Janeiro, Titular do II Tribunal do Júri.
Dr. WILSON ROBERTO PRUDENTE - Procurador do Ministério Público do Trabalho, Licenciado em Estudos Sociais pela UERJ, Mestre em Ciências Jurídicas e Sociais, Pesquisador-colaborador da N"BLAC Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Pesquisas em Gênero, Raça e Movimentos Sociais.
Mediador: Dr. BENEDITO SÉRGIO DE ALMEIDA ALVES - Representante da Fundação Cultural Palmares/Rio de Janeiro, fundador e 1º Presidente do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras – IPCN.

____________________________________________________

  • José dos Santos Oliveira - Diretor do CEPERJ
    Coordenador do IV FÓRUM RACISMO É CRIME!




  • quarta-feira, 25 de novembro de 2009

    e-mail de agradecimento de ADUNI BENTON

    Aduni Benton, Atriz e Diretora de Teatro.
    Diretora do Documentário
    "IPCN 35 ANOS! Uma Escola de Formação Política"

    Olá Amig@!
    Nestes últimos dias passamos por diversas e intensas emoções. Viajo ou não viajo? Cancela ou não cancela? Vai ter apoio ou não vai? Cadê o material para divulgar? E o meu nome? Reencontro de amigos, quanto tempo que não nos víamos! Apreensão, dúvida, horário, agenda, alegria por cada pequena conquista, dor, tristeza por alguém não poder estar conosco, confirmações de presenças, respeito e finalmente comprometimento e REALIZAÇÃO!!!
    Não tivemos o CAFÉ, o apoio para o lanche não chegou, a FCP não pode nos ajudar.


    Mas, a ÁGUA não faltou! e com ela lavei a minha alma.

    Estou de alma lavada!!!! Poderia ficar horas e horas digitando a palavra
    AGRADECIMENTO e não conseguiria externar o sentimento que me envolve neste momento. Estou agradecida, porque cada um de vocês teve um papel fundamental na construção e realização deste Seminário. É a história do IPCN viva! A sua REVITALIZAÇÃO!

    E é só o começo, temos um caminho em direção ao DOCUMENTÁRIO!! Já estou pensando no lançamento, porque depois do Seminário não tenho nenhuma dúvida que este DOC será lançado com êxito nos estados da Bahia, São Paulo, Minas Gerais, Brasília, depois do Rio de Janeiro - Cine ODEON no dia 08 de Julho de 2010. rsrsrs

    Cada lembrança uma emoção nova. Estou feliz e consciente da RESPONSABILIDADE de registrar estas memórias para que o Brasil possa conhecer cada uma delas para a valorização do IPCN e principalmente fortalecimento da luta contra o racismo pelo caminho da IGUALDADE RACIAL, autoestima e visibilidade dos nossos protagonistas que dia a dia durante anos de suas vidas buscam construir políticas públicas para nosso povo negro. E os protagonistas são vocês, quer seja nas instituições, partidos, sindicatos, governos, associações, escolas ou simplesmente nas ruas com uma câmera na mão.
    Parabéns para todos nós que acreditamos num Brasil melhor.

    Agora é uma nova etapa, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, estamos aceitando sugestões de caminhos para chegarmos ao PATROCINADOR e parceiros além de vocês é claro! rsrsrs

    Como me ensinou Janú: "Quem conhece a sua história, entende a sua grandeza."

    Axé!

    Muito muito muito agradecida a todos e principalmente as seguintes instituições:

    APOIO CULTURAL:
    SEPPIP-PR , SEASDH - Superintendência Executiva dos Conselhos
    Vinculados, CEDINE, CEDIM
    PARCEIROS:
    UNEGRO, MEMÓRIA LÉLIA GONZALEZ E A.C.EMBAIXADA DAS CARICATAS
    CO-REALIZADOR:
    IPCN
    REALIZAÇÃO:
    CIA.É TUDO CENA!, GERADOR CULTURAL, LUB E COBRA
    Sem vocês este Seminário seria apenas um sonho. Valeu!!!
    Afrobeijos
    Aduni Benton

    ______________________________________________________
    Nós da diretoria do IPCN nos sentimos orgulhosos e honrados com o estabelecimento desta parceria .


    A Marcha Negra - 1988 [cultne - acervo digital de cultura negra]

    Observe quantas líderanças presentes.
    Assista, edite, reproduza!
    Bem vindo ao
    CULTNE - Acervo Digital de Cultura Negra Brasileira. Aqui você tem a chance de conhecer novos pontos de vista da história do nosso país, através de materiais inéditos em vídeo, em diversos momentos artísiticos e políticos, registrados ao longo de décadas.
    Além de assistir, você pode se cadastrar e baixar todo nosso conteúdo para seu computador, utilizando livremente o material em edições jornalísiticas, projetos estudantis, ou qualquer atividade sem fins lucrativos, desde que citada a fonte. Bom proveito!



    Local: Candelaria - Cinelândia
    Movimento Negro em 1988 em marcha no centro do Rio de Janeiro, denunciando o racismo e nas lutas contra as desigualdades
    Para saber mais clique cultne.

    terça-feira, 24 de novembro de 2009

    IPCN 35 ANOS! O Seminário

    ASSISTINDO ESTE SLIDE SHOW, COM CERTEZA, VOCÊ VAI SE EMOCIONAR.
    23/24.11.2009 - Fotos do parceiro George Araújo.


    Clique em "Veja todas as imagens" para assistí-las isoladamente. Caso se interesse por algumas pode salvá-las no seu computador