CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


sábado, 5 de fevereiro de 2011

Roberto Delanne [memória]

Roberto Delanne
Esta página está feita em memória a Roberto Delanne e tem a intenção de fazer o que não se conseguiu “mais formalmente”: finalizar as buscas do paradeiro de Roberto Delanne e fazer ampla divulgação dos fatos que envolveram seu desaparecimento.
O começo da busca:
Roberto Delanne desapareceu de sua casa em Imbariê, em 17 de março de 2006. Em abril do mesmo ano, foi formado o Grupo de Trabalho Roberto Delanne (GT-Delanne) com a incumbência de buscar fatos que pudessem explicitar os acontecimentos até encontrar o corpo do professor, amigo, cidadão, contribuinte e militante do Movimento Negro, Roberto Delanne, cujo corpo jamais foi localizado pelas autoridades policiais, como tantos milhares de desaparecimentos.
Documentos - cartazes e divulgação
Documento apresentado a autoridades
Homenagem
Homenagem na abertura do evento "Lançamento dos Cadernos CEAP" - vídeo com pequeninas tomadas (em camara fotográfica) da abertura do evento "Lançamento dos Cadernos CEAP", em 2006-05-15, na ABI, que abriu espaço para homenagear Roberto Delanne. Januário Garcia fez a chamada nominal de cada entidade participante do GT-Delanne e falou da importâncias de Roberto Delanne. Ao transcorrer o evento do CEAP, Vanda Ferreira fez louvor ao nome de Delanne.
Januário Garcia é o porta-voz da homenagem
Visibilidade
Membros do GT sempre estiveram presentes em eventos lembrando sobre a tarefa que tinham assumido. Etiqueta para peito em eventos – visibilidade permanente.
Um ano depois:
  • Homenagem na ABI, iniciativa de André Malraux e jornalistas
Três anos depois:
Em setembro de 2009, “os remanescentes” (desde 2007) tentaram “fechar” os trabalhos. Nesse momento, o GT-Delanne (apenas com "remanescentes") já tinha acesso ao Inquérito e tentou um evento (Projeto Ponto Final) para o qual não conseguiu financiamento.
Que Delanne descanse em Paz, na plenitude das verdades de Zumbi, Biko e tantos e tantas mais que lutaram para a eliminação do racismo.
  • Um poema de Delanne: Mulher, que escolhemos para marcar o mês de março de seu desaparecimento.