CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


sábado, 3 de outubro de 2009

DESABAFO DO ESCRITOR NEI LOPES

Recebido de Luiz Carlos Gá, por e-mail.

Subject: Prêmio Jabuti - aos meus verdadeiros amigos

MEU JABUTI NÃO É UM QUALQUER

Querido (a) Amigo (a):
Meu livro "História e Cultura Africana e Afro-Brasileira" (Barsa Planeta 2008) faturou o Prêmio Jabuti na categoria de livros didátcos e paradidáticos. Essa categoria é esnobada pela crítica e pela mídia, tanto que só o resultado das "principais" foi amplamente divulgado, com as vitórias dos escritores de sempre, principalmente o inegavelmente grande Moacyr Scliar, com mais um de seus romances eminentemente étnicos.
Entretanto, meu jabuti "não é um qualquer", como diz minha amiga Alcione, a "Marrom". Pois fala de coisas que nunca foram ditas, no Brasil, em nenhum livro de grande tiragem e alcance, como ele já é, eis que finamente produzido e amplamente distribuído em âmbito nacional. Ele toca na "mestiçagem cenográfica", no engodo da "cultura periférica", na "cidadania hip-hop", além é claro de se enquadrar, do ponto de vista da História, na linha pedagógica da Afrocentricidade.
Por isso eu estou muito feliz. Da mesma forma que durante esses anos todos eu me fingi de "sambista otário" pra poder ganhar meu dinheirinho e dar uma "banda" no racismo e na exclusão (rs,rs,rs), hoje eu entro no Jabuti pela porta do livro didático pra, daqui a pouco, lançar 2 romances (ainda este ano) os quais, se não forem premiados, pelo menos vão me fazer reconhecido como ESCRITOR, que é o que hoje mais me agrada ser.
Desculpe o desabafo. Mas é um desabafo alegre, gostoso.Que vai culminar amanhã, dia 4 de outubro, numa grande festa, em nossa comunidade religiosa, em louvor de IFÁ-ORUMILÁ, o responsável por isso tudo.
Muito obrigado pelo carinho e pelo incentivo.
Ibya orubo! (saudação altamente positiva, usada na nossa fraternidade)
a) o amigo Nei Lopes

Sobre NEI LOPES
Nei Braz Lopes (Rio de Janeiro, 9 de maio de 1942), ou simplesmente Nei Lopes, é um compositor, cantor e escritor brasileiro.
Notabilizou-se como sambista, principalmente pela parceria com Wilson Moreira.
Sambista, compositor popular e, hoje, cada vez mais escritor, Nei vem, pelo menos desde os anos 80, marcando decisivamente seu espaço, às vezes com guinadas surpreendentes.
Ligado às escolas de samba Acadêmicos do Salgueiro (como compositor) e Vila Isabel (como dirigente), hoje mantém com elas ligações puramente afetivas.
Compositor profissional desde 1972, vem, desde os anos 90 esforçando-se pelo rompimento das fronteiras discriminatórias que separam o samba da chamada MPB, em parcerias com músicos como Guinga, Zé Renato e Fátima Guedes.
Meu Lote - blog de Nei Lopes
• Nei Lopes na Agenda do Samba & Choro
• Nei Lopes no site CliqueMusic
• Nei Lopes no site MPBNet
• Dicionário Cravo Albin de MPB
• Nei Lopes na REVISTA ESPAÇO ACADÊMICO
Origem: Wikipédia
Biografia de Nei Lopes inaugura a SÉRIE SOBRE NEGROS BRASILEIROS

Nenhum comentário:

Postar um comentário