CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!

CAMPANHA DE RESTAURAÇÃO DA SEDE DO IPCN!
VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR! Comunique sua doação pelo e-mail: ipcn_ipcn@yahoo.com.br - Clique na imagem acima e VISITE O BLOG DA RECUPERAÇÃO DO IPCN.


quinta-feira, 16 de setembro de 2010

NOSSO IPCN ESTÁ EM OBRAS!!!

Essa é para ninguém ficar de fora!
Após tantas inclusões resultantes da luta contra a exclusão de parte expressiva da população brasileira, empreendida pelo IPCN - Instituto de Pesquisa das Culturas Negras, a partir da década de setenta, agora chegou a hora de reincluí-lo.


Vamos dar a nossa retribuição.

Não seja um excluído. Inclua-se também nessa luta.
Participe, divulgue.
NÓS QUEREMOS!

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA OBTER MELHOR VISUALIZAÇÃO

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

3º Concurso de Samba de Quadra

Troféu Jamelão
Inscrições de 15/09 a 15/10

Devido ao grande sucesso das duas primeiras edições, em 2008 e 2009, vem aí o 3º Concurso de Samba de Quadra, evento pioneiro apresentado pela Light para valorizar a música carnavalesca, seus autores e intérpretes. Com produção de Haroldo Costa e Paulo Roberto Direito, o Concurso vai resgatar a presença do verdadeiro samba de quadra, incentivando não apenas compositores experientes, mas também a turma jovem que, a cada dia, se mostra mais interessada no gênero. No ano passado, o Concurso recebeu quase 1000 inscrições.
O Concurso é dirigido a compositores, sambistas, carnavalescos, poetas, músicos e também a todos aqueles que gostam de samba e têm inspiração. As
inscrições serão realizadas no período de 15 de setembro a 15 de outubro, na sede da Light – Avenida Marechal Floriano, 168, Centro.

Tela de Heitor dos Prazeres

Maiores informações:
telefone (21)7188-4755 e nos sites
www.light.com.br e www.radiceproducoes.com.br

O autor do melhor samba receberá um prêmio de R$ 5 mil. O segundo e o terceiro colocados serão contemplados com R$ 3 mil e R$ 2 mil, respectivamente.

O Concurso – A temática é livre e o samba deverá ser inédito. Entende-se como samba de quadra todo samba que é apresentado e divulgado nas quadras de escola de samba e blocos, com exceção do samba-enredo. A inscrição do samba poderá ser realizada pessoalmente ou pelo Correio, com a entrega de material envelopado e lacrado: três CDs, com a gravação do samba inscrito e três cópias digitadas, impressas em papel A 4, com o título do samba, nome dos autores e letra na íntegra. Após as inscrições, que se encerram em 15 de outubro, serão selecionados 20 sambas para serem apresentados na semifinal, que classificará os 10 sambas concorrentes à grande final, dia 17 de fevereiro de 2011.

ÈLE SEMOG - "TUDO QUE ESTÁ SOLTO"

Lançamentos
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SEMINÁRIO: MULHERES NEGRAS: DAS CONQUISTAS AO RECONHECIMENTO

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sábado, 4 de setembro de 2010

Censo 2010 - Campanha de Autodeclaração

O BRASIL É UMA NAÇÃO MULTIÉTNICA

Este é o retrato que o censo 2010 já começou a registrar.

Nas opções de "raça e cor" declare qual é a sua!

O recorte racial nas pesquisas censitárias é fundamental.

Assim se pode apurar, entender e melhorar a realidade dos diferentes grupos que formam o nosso Brasil!

Sou pardo(a).
Sou preto(a).
Sou branco(a).
Sou amarelo(a).
Sou indigena.
--
Atenda bem ao agente do censo.

domingo, 22 de agosto de 2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

PROGRAMA CULTURAL ÁFRICA BRASIL - Rádio BAND 1360 AM

Clique na imagem para melhor visualização

VOCÊ TAMBÉM PODE INTERAGIR CONOSCO ATRAVÉS DO SITE www.comunidadeafricabrasil.org , PELO ORKUT NA PAGINA PROGRAMA CULTURAL ÁFRICA BRASIL , FACEBOOCK ,BLOG DA COMUNIDADE - www.comunidadeafricabrasil.blogspot.com , ou pelo telefone da emissora de Rádio BAND 1360 - TEL: 21-2543-1360
DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA - APARTIR DAS 14 HORAS .
TEL DA PRODUÇÃO : 21-2273-8538 COM A DIRETORA JUCIANE GOULART

SE VOCÊ DESEJAR SE TORNAR UM PARCEIRO, COLABORADOR OU APOIADOR EM NOSSA PROGRAMAÇÃO , VENHA SE JUNTAR A EQUIPE DO PROGRAMA CULTURAL ÁFRICA BRASIL, MARQUE COM NOSSA ASSESSORIA COMERCIAL.
LIGUE PARA PRODUÇÃO E TEREMOS O MAIOR PRAZER DE RECEBER VOCÊ EM NOSSA EQUIPE !!!!

Recebido por e-mail de Flávio Costa

sábado, 14 de agosto de 2010

Palmares 22 anos

22 anos da Fundação Cultural Palmares
- Convite -
Rio de Janeiro
CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIÁ-LAS

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22 de agosto
Rio de Janeiro
Do jongo ao samba
Encontro de baianas do jongo, do santo e do samba
Horário: a partir das 14h
Local: Rua Sacadura Cabral, 154 (The Week),
com cortejo para a Pedra do Sal
Entrada franca:
Confirmar presença pelo e-mail aniversariopalmares.rj@gmail.com
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Recebido por e-mail do
Representante da FCP/Rio de Janeiro
Benedito Sergio de Almeida Alves

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

6º Prêmio Atabaque de Ouro

ICAPRA
apresenta
6º Prêmio Atabaque de Ouro
Dobrando o couro para os 11 anos do ICAPRA

Categorias:
Revelação Campeão de título
Melhor Coreografia
Melhor Curimbeiro
Melhor Torcida
Melhor Letra
Voz Veterana
Melhor Intérprete
Melhor Festival
Melhor Figurino
Campões dos Campeões

07 de agosto de 2010
Abertura dos portões: 12h 30m
Início do espetáculo: 13h 30m
Local: RioSampa
Rodovia Presidente Dutra, Km 177, Nova Iguaçu
Contatos: (21) 3756-9910
Direção Geral: Marcelo Fritz

Participações especiais:
Liz Hermann e Tião Casemiro

Mais de 70% da casa já está lotada, mas ainda dá tempo de
organizar seu grupo, seu Templo, sua torcida e reservar sua mesa.
A Maior Premiação dos Festivais de Melodias de Terreiros
Contatos: 21-3756-09910 / ID: 24*47656
Recebido via e-mail: MEMORIAL LÉLIA GONZALEZ

terça-feira, 3 de agosto de 2010

sábado, 31 de julho de 2010

quarta-feira, 21 de julho de 2010

[BA] Troféu Drª EDIALEDA SALGADO

Homenagem à
Drª EDIALEDA SALGADO DO NASCIMENTO

INDIQUE, ELEJA, VOTE e DIVULGUE !!!!

FORTALEÇA A CAMPAMHA PARA SUA INDICAÇÃO.
DIA MUNICIPAL DA MULHER NEGRA DE 15 A 25 DE JULHO

INDIQUE UMA MULHER NEGRA RECONHECIDA PELA SUA COMUNIDADE

PELA SUA HISTÓRIA DE VIDA, POR SUA ATUAÇÃO, PARA SER HOMENAGEADA
EM UM GRANDE EVENTO
DIA 30 DE JULHO ÀS 08 horas

AUDITÓRIO ANEXO AO PALÁCIO DA ACLAMAÇÃO

VOTE ATRAVÉS DO SITE
Visite:
Século XXI, o Século da Reparação

Recebido por e-mail do MEMORIAL LÉLIA GONZALEZ

sexta-feira, 16 de julho de 2010

[SP] Seminário "A trajetoria das mulheres africanas e afro-brasileira na América Latina"

Seminário:

A trajetória das mulheres africanas e afro-brasileiras na América Latina

Local:

Auditório Franco Montoro da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo – Pateo do Colégio, 148.

Quando:

dia 23 das 9h às 18h e dia 24 das 9h30 às 13h
Incrições:

pelo telefone 3113-9745 até o dia 22 de julho, às 17 horas
Programação:
Dia 23/07

09h30 - Mesa 1: História das Mulheres Africanas na América – da Colonização a Libertação, Movimentos de Resistência
Palestrantes:

Marie Laurence Jocelyn Lacegui - Ministra da Condição Feminina e dos Direitos das Mulheres da República do Haiti. (a confirmar)Magali Naves – Assessora de Relações Internacionais da Secretaria Espaecial de Política e Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR/PR.
11h – Mesa 2: Histórico das Organizações de mulheres negras na América e seus desafios e conquistas na luta pelos Direitos Humanos.
Palestrantes:

Edna Roland – Coordenadora da Coordenadoria da Igualdade Racial de Guarulhos.Ana Carolina Querino – Coordenadora da Área de Direitos Econômicos e Sociais da UNIFEM Brasil.
14h00 – Mesa 3: Mulheres Negras e Participação Política

Palestrante: Dra Cláudia Luna – Presidente da Ong. Elas por Elas – Vozes e Ações das Mulheres.
15h30 – Mesa 4: Mulheres Negras e Gestão Pública na América

Palestrantes: Roseli de Oliveira – Coordenadora da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena do Estado de São Paulo.Vanda Menezes – Ex-Secretária da Secretaria da Mulher do Estado de Alagoas e atualmente Integrante da Rede Mulher e Democracia.


Dia 24/07
10h00 – Mesa 5: Mulheres Negras sob o impacto da Violência em suas variadas formas nas Américas.

Palestrantes: Deise Benedito – Presidente da Fala Preta e Conselheira do Conselho de Gestão da CONE.Fátima Duarte – Coordenação Estadual da União Brasileira de Mulheres
11h30 – Mesa 6: Mulheres Negras na Cultura e nos meios de Comunicação

Palestrantes: Juliana Colombo – Atriz Rosangela Malachias – Consultora em Comunicação, Educação e Advocacia Membro do Centro de Estudos e Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERTNúcleo NEINB - Núcleo de Apóio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro BrasileiroRaquel Moreno – Observatório da Mulher
13h00 – Encerramento
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Recebido por e-mail de Benedita Aparecida Pinto


terça-feira, 13 de julho de 2010

NÓS E OS OUTROS NA MÚSICA NEGRA CONTEMPORÂNEA - Carlos Negreiros


A herança africana nos ensina que o universo é uno, ligado às divindades e que no nosso planeta, essa unidade é representada pelo conjunto dos elementos de toda a natureza, que compõem o mundo em que vivemos.
No conceito afrocentrista, o homem, a terra e os deuses se compõem em um só universo , contrapondo-se ao eurocentrismo , onde Deus dispõe sobre os homens e os homens dispõem sobre a terra.
Frobenius,(1849/1917) Pensador alemão,concluiu que tanto a técnica, ciência e razão quanto a emoção , levavam a mesma percepção cognitiva..
Inspirados na mesma teoria , os pensadores Aimé Cesaire,da Martinica, Leon Damas, da Guiana Francesa e Leopold Sedar Senghor, do Senegal, que viria a ser presidente daquele Pais, criaram a teoria da Negritude que se constituia na percepção do ambiente através da sensibilidade e a constatação através da técnica.. Na mesma linha, em Cuba, Alejo Carpentier e Nicolas Guillen criaram a teoria que denominaram Negrismo.
Na mesma época Franz Fanon(1925-1961) concluiu que o racismo não era mais ligado a característica física e sim se constituía na interferência na forma de existir tendo a exclusão cultural ou colonização de mentalidade como condição para se adquirir visibilidade.
Em 1968, Senghor que era membro do comitê organizador do Festival de lagos, na Nigéria, visitou a Orquestra Afro Brasileira que era dirigida pelo meu mestre, o Maestro Abigail Moura e que tinha como sede a Radio MEC . Na ocasião nos explicou de forma simples a sua teoria com o exemplo da cadeira, dizendo:”se pedirmos para um nórdico dizer onde esta sentado, ele responderá : um objeto de 4 pés que sustenta um acento e um encosto. Se fizermos a mesma pergunta a um africano, terá como resposta: sinto que estou sentado em uma cadeira. Cognitivamente, ou seja, pela percepção do corpo, os dois entrevistados chegaram a mesma conclusão.
Todas essas considerações servem como embasamento para a explanação do tema” Nós e os outros na musica negra contemporânea” de que trata esse artigo
Há uma diferença marcante na percepção do conteúdo da musica negra, entre nós, que a produzimos, muitas vezes inspirados em melodias perenizadas na tradição afro brasileira , colocando a linguagem do tambor de forma soberana e presente e nos levando , como conseqüência. à sensação de estar tocando por fora e cantando e dançando por dentro . Em contrapartida, os produtores que normalmente a viabilizam no mercado do Brasil oficial. , utilizando esse manancial apenas como uma reserva em que pode extrair aleatoriamente fragmentos que vão servir de material descartável para alimentar, como novidade momentânea e exótica o mercado , impondo modelos oriundos de uma realidade totalmente descomprometida com a nossa cultura.
As vozes percussivas que é um conceito que desenvolvi. a partir de muitos anos de observação dos tambores afro brasileiros,oriundos dos campos religiosos e ou lúdicos, guardam semelhanças em sua formação. Apresentam nas regiões agudas e médias células rítmicas que se repetem e conversam entre si e o intervalo entre elas é em torno de uma terça . A região média pode ainda incluir no seu discurso elementos da aguda e finalmente o grave que é totalmente livre podendo, inclusive, utilizar as células de qualquer região em seu discurso. É ele que pontua os fatos importantes da historia que está sendo contada e o intervalo com relação aos médios e em torno de uma quarta . Para conseguir determinar as alturas usamos como modelo a escala de Dó(C) e consideramos o grave como o número um.
Nketia kwabena em seu estudo comparativo das linguagens da áfrica abaixo do Saara chegou a conclusões que se aplicam também a nossa realidade cultural,citando por exemplo que: ” Algumas vezes a melodia é construída a partir do som e do ritmo produzido pelos tambores ou ainda que entre as escalas musicais mais usadas estão as pentatônicas e hexatônicas” .Essa organização pode ser considerada como identidade.na ancestralidade e na musica moderna tanto lá quanto aqui.
Na mesma linha está a afirmação contida na pesquisa que Roberto Mendes fez em parceria com Waldomiro Junior sobre a chula de Santo Amaro, na Bahia. ” A chula está na raiz da musicalidade brasileira e é genuinamente africana....O lamento das modinhas portuguesas por sobre a liberdade da harmonia percussiva africana, gerou uma musica única que é matriz de vários gêneros da musica brasileira com característica afro descendente”
O Brasil oficial sempre se espelhou na cultura euro centrista .Sabemos que do final do Séc XIX até meados do séc XX a cultura francesa era status e símbolo e civilização. Os saberes e hábitos do povo eram considerados fora dos padrões de civilidade. Essa visão ainda hoje influencia o reconhecimento e respeito pela nossa produção cultural .
A cultura popular é dinâmica e se adapta às transformações do seu tempo,sem perder a essência.Cunhei a frase “Quem tocava para o santo tocava para o samba” que foi reproduzida muitas vezes em comentários feitos por formadores de opinião, principalmente por ocasião dos desfiles das Escolas de Samba.
Na época em que os meios de comunicação eram limitados. O samba e o santo, ambos excluídos se misturavam nas manifestações do povo invisível. Na medida em que aumenta a comunicação com a entrada da industria fonográfica,televisão grandes festivais,formação e desenvolvimento de grupos interessados em política social, e na pesquisa envolvendo o Brasil real, a invisibilidade sobre a nossa produção cultural diminui .
Aí, entra em cena o filtro. Os donos dos meios de produção que vieram o Iê, Iê, Iê, e de outros modismos, condicionam e limitam a criação, impondo e construindo estereótipos, em formatos direcionados para o mercado norte americano, apresentados como modelos representativos da cultura afro descendente .Alguns poucos escapam. Citamos como exemplo do Compositor, arranjador e musico de alto nível Moacir Santos ,recentemente falecido , Martinho da Vila, e outros poucos que representam um percentual ínfimo do universo da criação da nossa musica ,.”Tá legal, eu aceito o argumento/Mas não me altere o samba tanto assim/ Olha que a rapaziada está sentido a falta/ Do cavaco do pandeiro e de um tamborim” (Paulinho da Viola.)
Com a intensificação da globalização e a democratização da internet tudo fica mais rápido e a dinâmica da cultura popular que se recria assimilando e transformando o que lhe chega, sem perder a essência, se revela incapaz para absorver tamanho volume de informação.
Por questões sócio-econômicas, nos locais carentes, onde o negro é maioria a inclusão digital é mais lenta e ou ausente. Nesses locais a produção cultural , embora seja influenciada pela mídia globalizada, incorpora, em conteúdo e forma, componentes ligados às manifestações que antes existiam e que permanecem ligadas cognitivamente ao individuo . Percebemos então no Ragae, funk, Hip Hop,Rap,street dance, a mistura com o samba, com o ritmo congo ou com a dança afro e samba nas coreografias . Nas manifestações em áreas rurais ou regiões fora do eixo Rio S. Paulo a colocação de instrumentos estranhos à formação tradicional, também é usada na tentativa de se inserir no mercado globalizado. È uma usina de transformação usando o velho para criar o novo.
Na geração Y que é aquela nascida nos anos 80, em ambiente cibernético, com valores diferenciados e sentido lógico estimulados pela linguagem dos computadores a percepção é rápida e não mais pelo corpo como um todo. Como conseqüência , a capacidade de absorção e utilização da informação bem como o descarte do que julga imprestável passa a ser rápida e natural.
Mais uma vez aparece o filtro. Só que mais sofisticado e frio. Ainda os donos dos meios de produção, de mídias, divulgação e controle dos mercados ,que tiveram acesso pleno as novas ferramentas e técnicas da computação, permanecem na posição de senhores absolutos . A criação entra. O criador fica de fora e não tem controle do produto que será gerado e nem da comercialização da sua obra em larga escala
O que fazer? Para onde ir?
Buscar ações governamentais no sentido de:
Incentivar pesquisa acadêmica envolvendo produção cultural e mercado para musica de essência negra do Brasil
Capacitar e desenvolver os membros das comunidades e núcleos produtores da nossa musica em particular e cultura afro descendente no geral ,para que possa participar em todos os estágios da produção a comercialização do produto.
Criar no Curso de capacitação digital uma linha que explore todos os aspectos dos novas mídias envolvidas com a produção e comercialização de produtos musicais pela internet, deixando o aluno pronto para desenvolver essa atividade em sua comunidade ou núcleo. São apenas algumas sugestões que refletem o desejo de ver o nosso povo orgulhoso da sua negritude.
“ Reuni o em mim restava/E gritei meu grito sem fim que ecoará pelo tempo
Nós somos como o sol!/Nós somos como o vento!
E nada poderá impedir a nossa presença”



Carlos Negreiros

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ação Urgente: Recuperação do IPDH

Com lamento profundo, informamos que o prédio do Instituto Palmares de Direitos Humanos – IPDH sofreu incêndio no último sábado, 10 de julho, às 20h.

Não houve vítimas e ainda não se sabe a causa. Pelo que conseguimos saber foi afetado, praticamente, todo o terceiro andar, inclusive com a queda do telhado.

De valor histórico e cultural inestimável, o acervo de Rubens Barbot que estava hospedado neste andar sofreu perda total, inclusive o figurino de espetáculo em preparação.

Nos andares abaixo não houve fogo, mas a água usada no trabalho dos bombeiros, minou todo o material da instituição que completou 20 anos, em 2009: arquivos, biblioteca, equipamentos...
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Pelo dia de ontem e de hoje, quando nosso coração se aperta um pouco mais, também pela passagem de Lélia Gonzalez ao Orum, há 16 anos, rogamos que você fique atento/a aos desdobramentos sobre aquela fatalidade com o IPDH para que possamos articular uma AÇÃO CONCRETA e URGENTE para a recuperação da casa.

Todas as iniciativas são válidas e importantes. Se puder pensar sobre alguma disponibilidade financeira e contatos com políticos e autoridades dos governos, em nível municipal, estadual e federal será fundamental.







Solicitamos que encaminhe sua/s proposta/s para os endereços de e-mail: Luiz Carlos GÁ; com cópia para Ana Paula Venâncio – IPDH .

Continuaremos a dar notícias.

À Catarina de Paula, Presidente; aos demais Membros e Conselheiros nossa solidariedade.

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Recebido de MEMORIAL LÉLIA GONZALEZ, via e-mail

quarta-feira, 7 de julho de 2010

OLONADÈ - A cena negra brasileira

A Cia dos Comuns realiza
OLONADÉ
A cena negra brasileira

Seminário, oficinas, mostra de cinema,
espetáculos de dança e teatro negro de diferentes regiões do Brasil
(CLIQUE NAS IMAGENS ABAIXO PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO) Todas as atividades serão GRATUITAS Distribuição de SENHAS para filmes e espetáculos 1 hora antes de cada sessão
Informações:
Cia dos Comuns - (21) 2242-0606